quarta-feira, 26 de maio de 2010

Balé Russo

Nesta quinta-feira dia 27 de maio, se apresenta em Aracaju o Ballet Imperial da Russia.

Uma das mais respeitadas e admiradas companhias de dança clássica do mundo, herdeira das grandes tradições da escola russa de balé é atração nos palcos brasileiros em 2010, apresentando as coreografias Romeu e Julieta ou Dom Quixote.

O Ballet Imperial da Rússia é a harmonia e integridade da Escola Russa de Balé, tradição e continuidade daquilo que vem sendo passado de geração para geração e vem sendo interpretado como um real e criativo império. “Imperial” é o nível mais alto na concepção de “O Balé Russo”, significando o melhor no mundo. Por fim, os fundadores do grupo expressaram dessa forma o respeito pela dinastia, que contribuiu para o desenvolvimento da cultura nativa, estabelecendo o sistema dos teatros imperiais, incluindo o Bolshoi e os teatros Mariinsk. No Ballet Imperial da Rússia, o talento e a personalidade de todos os dançarinos são altamente respeitados. Cada artista do grupo tem a chance de mostrar seu talento e seu potencial criativo ao máximo.

A idéia de criar o Ballet Imperial da Rússia surgiu durante a apresentação dos concertos de aniversário de Maija Plisetzkaya, no Japão, a partir de um brilhante programa composto por Gediminas Taranda.
E em abril de 1994 nasceu um novo grupo de balé.

Hoje em dia, os integrantes do Ballet Imperial da Rússia incluem mais de 40 artistas das melhores escolas de balé da Rússia. Os dançarinos conhecidos mundialmente e as estrelas do balé cooperam ativamente com o Ballet Imperial da Rússia; entre eles estão: Pratik Dyupon (Ópera de Paris, França), Faruh Ruzimatov, Yulia Mahalina e Diana Vishneva (Teatro Mariinsk), Nicolas Tsiskaridze, Lyudmila Semenyaka e Nadezhda Pavlova (Teatro Bolshoi), Vladimir Malahov e Julia Kent (Teatro de Balé Americano), Tamie Kusakiri (Japaõa) e outros. A principal tendência dos coreógrafos é o estilo clássico, mas, ao mesmo tempo, as apresentações do grupo apresentam também o estilo moderno e esse fenômeno é único para a Rússia. O repertório é montado com base em uma combinação de explorações artísticas clássicas e modernas.

Sem dúvida, o coração e o “gerador de criatividade” do Ballet Imperial da Rússia é Gediminas Taranda, um honrado profissional da arte na Rússia, o artista que enriqueceu o estilo canônico do caráter do dançarino de balé, o esboço dramático no qual o público pode ver a harmonia da flexibilidade e a expressão de sentimentos com admiração. Tudo isso é levado em conta na seleção do repertório do grupo, pelo diretor artístico Gediminas Taranda. Nos últimos anos, Gediminas Taranda vêm renovando, aos poucos, o balé clássico mundial. Dessa forma, foi renovado o balé Romeu e Julieta para a música de Prokofiev (coreografia- L.Lavrovskiy). A cooperação com o coreógrafo M. Murdmaa e com o teatro “New Ópera” resultou em uma interessante plataforma de “Carmina Burana”, para a música de K. Orff. Foram renovados também os balés “O Quebra Nozes”, “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida”, onde se pode reconhecer claramente o estilo deste importante diretor.

O Balé Imperial da Rússia vem fazendo muitas turnês desde 1994. O grupo participou dos festivais mais conhecidos do mundo, entre eles “Festival Vatslav Nizhinsky”, em Portugal, o Festival de Malaga, “Tardes russas na Europa” (apresentações de gala na Bélgica e Luxemburgo), apresentações de gala “Dream 2” no Japão, o Teatro Mundial Olympiad em Moscou, o Festival Internacional de Teatro em Kiev, o 16° Festival Internacional de Balé Clássico, de Rudolf Nuriev, em Kazan. O Balé Imperial da Rússia é o iniciador e principal participante do festival anual de dança na Finlandia, Croacia e Litva. As apresentações do Ballet Imperial da Rússia, em Moscou, são realizadas no Tchaikovsky Concert Hall, no Teatro Mossovet, mas o palco principal para o grupo é o teatro E.Kolobov “New Opera”.

Em Aracaju será apresentado o balé "Romeu e Julieta"
Baseado no texto de William Shakespeare, o espetáculo conta a maior história de amor de todos os tempos, que fala de duas famílias poderosas que são inimigas mortais: Montecchio e Capuleto. Romeu, um jovem Montecchio passional e destemido, sofre de amor por Rosalina. Para esquecê-la, vai ao baile de máscaras dos Capuleto, onde encanta-se pela bela Julieta.

Após juras de amor e tentativas em vão de ficar com seu amado, Julieta toma um elixir para simular sua morte, assim ela não precisaria se casar com o homem que sua família desejava. Mas Romeu não lê a carta deixada por Julieta e, pensando que ela está morta, toma um veneno para acabar com sua vida.

A adaptação e direção artística também é de Gediminas Taranda. Coreografia original de Sergei Radlov, Adrian Piotrovsky, Leonid Lavrovsky, Sergei Prokofiev. Música de Sergei Prokofiev. O balé em três atos dura 2h20 (incluindo dois intervalos de 15min).

Serviço

Quem? Ballet Imperial da Russia

O que? Romeu e Julieta

Onde? Teatro Tobias Barreto

Quanto? R$80,00 a R$30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário