sexta-feira, 9 de julho de 2010

As unhas vermelhas da Rosa Negra

Nesta noite quarta-feira me deparei com uma apresentação que me chamou bastante atenção, “Fragmentos de Choros e Canções”, apresentado pela Graduanda e também Diretora do Rosa Negra Grupo de Dança, Renata Carvalho. Um trabalho completamente autoral, repleto de gestos e trejeitos característicos daquele corpo pensante.

“Fragmentos de Choros e Canções” me remeteu a uma boneca que aparentemente ler um livro e logo depois toma “vida”. Renata me levou para um mundo novo, repleto de sensações, equilíbrio e desequilíbrios. Cores fortes e babados delicados. Uma mistura de menina e mulher. A razão e o sentimento. Ali foram expostos seus sentimentos, suas fraquezas e antes de mais nada seus desejos de uma dança autoral.

Quem conhece a trajetória da Renata na dança, não consegue encontrar seu vocabulário, é como se tudo que ela soubesse, tivesse desaparecido como uma simples troca de roupas e a partir deste esvaziamento, começa-se a tecer seu novo código.

Braços, pernas, tronco e sorriso foram os elementos fundamentais nesta construção, onde a interprete literalmente se despe do antigo e juntando retalhos de referencias vivas na sua vida constrói essa nova pele, mas rebuscada e cheia de babados.

Outro fator interessante desta Renata foi ouvir da sua voz todos os pensamentos antes corporificados, cada letra que antes foi desenhada pelo corpo estava ali, dentro do seu pequeno caderno pautado, repleto de segredos e revelações.

Mais uma vez a rosa desabrocha neste jardim tão conturbado e sublime que é o palco.

3 comentários:

  1. Que foto linda!! ^^ E Parabens pelo trabalho Renata, queria mt ter visto, mas so ouvi elogios!! parabens mesmo! Depois apresenta de novo!! =))
    =**

    ResponderExcluir
  2. vou repetir aqui o que disse pra propria Renata, ela é uma perola em um mar de lama:
    poetica, lirica, feminina, particular, individual, bem cuidada. Uma performance extremamente corajosa por se expor tanto e ao mesmo tempo delicada e lirica. Cada dia gosto mais do trabalho dela, em absolutamente tudo que faz ela coloca sua assinatura propria, adoro gente com personalidade e qd essa personalidade vem seguida de um senso estético inpecável como o dela, só nos resta sentar, assistir e suspirar...

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo, deu pra sentir a poesia de Renata... Parabéns a ela e ao blog!!

    ResponderExcluir