sábado, 13 de fevereiro de 2010

Prestem Atenção!!!

De passagem por alguns blogs sergipanos que falam sobre cultura de um modo geral, me pergunto o porquê de não haver uma coluna sobre dança, ou até mesmo ter uma premiação para a dança sergipana.

Se alguém disser que não há produção local deve está muito enganado. Só no ano de 2009 foram apresentados no Teatro Tobias Barreto na III Semana Sergipana de Dança (mês de Abril) cerca de 15 trabalhos inéditos.
NS Cia. De Dança – “Poemas Brasileiros”
Grupo Juventos – “Ensaios”
Grupo Cartase Cia. De Dança – “Medo” (foto - espetáculo "D´Vida")
Cubos Companhia de Dança – “Brincando” (foto- espetáculo "Reverso") Grupo Entre Nós – “Afrik”
Cia. Contempodança – “Canal Aberto” (foto - espetáculo "Mandalas")

Cia. Danç`art de Sergipe – “Tramas de Alerquins”
Espaço Liso Cia. De Dança – “Laços” (temporada também no Lourival Batista)
Estes foram os grupos que apresentaram espetáculos com palco, ainda existe uma relação performances no hall do TTB. Entre este grupos muitos recebem prêmios em festivais de dança, a exemplo da NS Cia.deDança (São Cristovão) que já recebeu inúmeras premiações em festivais por todo o país. A Cubos Companhia de Dança com participações em Fóruns e Festivais Internacionais e premiada com o Klauss Vianna 2008 pela Funarte (Ministério da Cultura). A Cia. Contempodança premiada em Festivais pelo Nordeste.

Além das premiações, estes artistas trabalham na formação de outros bailarinos e participam freqüentemente de oficinas, cursos e workshops, ampliando seus conhecimentos em dança, conseqüentemente melhorando suas produções.

Existem também ações durante o ano que merecem destaque na Dança Sergipana, a NS Cia de Dança promove o Festival de Dança de São Cristóvão, a Cia. Contempodança promove o Galeria da Dança (Festival), Klely Perelo produz o Festival Nacional de Dança de Aracaju, entre outras atividades que ajudam e divulgam a Dança Sergipana.

Este ano está sendo produzida a IV Semana Sergipana de Dança, onde antigas Companhias que já firmaram seu trabalho em Sergipe irão dividir o palco com novos nomes que estão despontando no cenário da dança sergipana. Um exemplo é o Rosa Negra Grupo de Dança dirigido pela talentosa Renata Carvalho , que vem apresentar o espetáculo “Gestos”, será uma grande surpresa da IV SSD.

Rosa Negra Grupo de Dança - Espetáculo "Gestos"

Tenham mais cuidado na hora de promover a Cultura Sergipana. No nosso Estado existe música, teatro, dança, artes plásticas, entre outros. Vale muito a pena divulgar tudo!!

AVISO!!!

A ESPAÇO LISO CIA. DE DANÇA realiza audição para bailarinos e bailarinas. O objetivo é selecionar 03 bailarinos e 03 bailarinas para integrarem os novos trabalhos da Cia. (Valium a "droga" do amor e Perfume). O trabalhos da Cia. são de responsabilidade do coreógrafo e diretor Ewertton Nunes e possuem grande consistência técnica e artística.

Os interessados deverão confirmar a participação até o dia 18/02/2010 através do e-mail: ewertton.nunes@gmail.com , pelo orkut: Ewertton Nunes ou pelos telefones 9929-3381/8811-5301

3 comentários:

  1. Excelente comentário. A Cultura sergipena é rica,não só do teatro, música, artesanato, a dança principalmente nos ultimos anos, com vocês jovens bailarinos, inovadores, corajosos, sonhadores e cheios de projetos, estão dando um ar novo aos palcos dos teatros e ruas de Sergipe , do Brasil e em breve, com certeza, no mundo. Dançar expressa a riqueza mais linda da alma do ser humano, soma a música, o teatro, o artezano muitas vezes com seus figurinos criativos, a sencibilidade poética de suas coreografias, e a cultura de belos corpos, embedidos de enrgia e magia.
    Sucesso para todos que fazem dança em Sergipe, e vamos divulgar mais para mostrar aos governantes e empresários que é preciso apoiar e somar esforços, ganham todos, principalmente SERGIPE, cultura é progresso!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Rodolpho! Vamos disseminar esta arte tão funcamental ao ser humano... A dança sergipana precisa ganhar visibilidade e somente conseguiremos isso quando começarmos a expandir esta informação! Estou divulgando o seu blog no blog no SATED-SE RENOVADO
    www.satedsergiperenovado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Rodolpho!

    Esse diagnóstico também está disponível em: dancaecomunicacao.blogspot.com

    ResponderExcluir