sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sergipanidade

Onde se encontra a identidade de um povo?

É certo falar que identidade vem com o tempo? Que uma criança não possui identidade? Uma cidade nova não possui um ar, uma característica sua?

Depois de uma leitura sobre “onde está a ‘baianidade?’”, me surgiu esse questionamento sobre a sergipanidade. Não sei se a baianidade, a pernambucanidade ou a sergipanidade existem, certo que morei em 03 capitais diferentes, onde muito novo tiver que me separar delas, mas com oportunidades passei a visitá-las e conhecê-las melhor. Observar seus detalhes, seus cheiros, seu sabores.

Fiquei um pouco surpreso em notar certo distanciamento do povo de Sergipe para com a sua cultura. Esta na cultura a identidade de um povo, suas raízes, seu futuro. Nas manifestações populares que resgatam o modo de viver do passado estão as respostas para o convívio contemporâneo, para as amarras do hoje e do amanhã.

Fico preocupado com este povo que não valoriza a sua riqueza, suas belas praias, sua bela gente.

Fico preocupado com o povo que reclama e não muda, que não briga, que não vai para rua se fazer ouvir. Será que a passividade esta na sergipanidade? Ou a sergipanidade esta na passividade?

Por onde o sergipano se construiu? Para onde ele já foi e para onde ela vai?

Alguém pode me responder?

2 comentários:

  1. valeu rodolpho!
    continue na batalha.
    abração!

    ResponderExcluir
  2. Venho já já pre te responder isso!!
    Tô escrevendo sobre identidades na dança aracajuana, inclusive a Cubos está em meio a tudo isso... rsrsrs

    Adorei o tema!
    Chego já!

    ResponderExcluir